Versículo da Semana

Habacuque 3.17-18

Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; e o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e os nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

PROTEJA OS SEUS OLHOS

“SE OS TEUS OLHOS FOREM BONS”
Lucas 11.34
Sabemos que as janelas da alma são nossos sentidos (visão, audição, paladar, olfato e tato). Tudo que o mundo e Satanás desejam alterar ou influenciar em nós começara de fora para dentro.
O nosso inimigo usará esses sentidos para chamar nossa atenção, por isso é importante tomar cuidado com essas janelas. Deixar uma janela aberta é um convite ao inimigo, ele não entra pela porta, ele pula a janela.
Quero fala para homens, homens que lutam com seus olhos. Como homem sou e sei que muitos homens também são tentados pelos olhos. Essa janela da alma que para nós é perigosa.
Primeiro: Ele tenta chamar nossa atenção para algo que é naturalmente bom. Por exemplo, a beleza da mulher. Embora achar uma mulher bonita não seja pecado, preciso tomar cuidado para o que naturalmente bom não seja transformado numa cilada.
Segundo: Ele quer despertar em nós um instinto básico do nosso corpo. O prazer, o desfrutar. Um risco grande de corromper nossos instintos se apresenta. Se não vigiar fatalmente o pecado se apresenta. Uma disciplina deve ser desenvolvida para bloquear esse processo. Isso é como uma semente, se enterrar no coração e regar vai produzir um fruto ruim.
Terceiro: Essa semente produz em nós um desejo. Uma forte tentação para buscar esse desejo. A mente começa a planejar, imaginar. O corpo começa a pedir, sem medir os custos.
Quarto: O desejo se transforma em uma intenção. A concepção do pecado começou. A partir daí somos dominados pelo prazer, o pecado foi concebido.
A vontade do homem é que limita e controla a entrada da luz. Se teus olhos agem corretamente, teu corpo responderá da mesma forma. O corpo receberá os benefícios da luz. Cuidado com os teus olhos. Não deixe ele se desviar para esquerda nem para direita, não ponha diante deles coisas tolas e imorais. Desvia teu olhar da cobiça.
CONSELHOS PARA BOA SAÚDE DOS OLHOS:
1.        Faça um exame completo do que você põe diante dos seus olhos.
Salmo 101.3
Examine o que você tem posto diante de seus olhos.
2.      Se alimente bem para proteger seus olhos.
Salmo 19.8
Dizem que cenoura faz bem para as vistas. A Palavra do Senhor é o bom alimento para os olhos.
3.      Pare imediatamente de embaçar seus olhos.
Gênesis 13.10
Não deixe que as campinas do Jordão embasem sua visão da benção de Deus.
4.     Mantenha os olhos fixo no alvo.
Hebreus 12.2
Não desvie seu olhar de Cristo. Nem para a direita nem para a esquerda.
5.      Use o Sol da Justiça.
Salmo 121.1
Eleve os seus olhos para o Senhor
6.     Mantenha os olhos lubrificados.
Salmo 25.15
Sempre lubrifique seus olhos com a Palavra
7.      Lave as mãos.
Tiago 4.8
Purifique o coração e mantenha as mãos limpas. Protegerá seus olhos.
“Que a luz que há em ti não sejam trevas” (Lucas 11.35)
Precisamos de toda cautela para que nossa faculdade de percepção não fique comprometida. Cuidado com as estruturas de engano. Não queremos ser enganados, estar enganados nem enganar ninguém.

“Será todo resplandecente como a candeia quando te ilumina em plena luz” (Lucas 11.36)

Que resultado maravilhoso. Todos verão claramente esta luz resplandecer em seu corpo, quando não houver mais treva alguma. Por onde você andar levará a luz.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Agora ou Nunca - Pr William Rodovalho

AGORA OU NUNCA

Mc 10.46-52: A cura do cego Bartimeu acontece no último ano do ministério de Jesus, o que nos deixa uma sensação de que seria naquela época ou nunca.

Bartimeu: cego, mendigo! Bartimeu = filho de timeu, o Estado fornecia as capas para os pedintes como se fosse um alvará para imolar!
Mas Bartimeu recebeu diretamente de seu pai, que também era cego, transferindo o manto!

Três capas: a do rei, a do profeta e a do mendigo, só os três podiam usá-lá.
·         Davi recebeu de Saul - capa da autoridade.
·         Eliseu recebeu de Elias - capa da unção.
·         Bartimeu de Timeu, seu pai. Capa da miséria.

Era mendigo porque era cego! Na igreja podemos fazer o oposto, isso é, nos tornamos cegos, porque somos pedintes! Nunca oferecemos, só pedimos! Mar morto!
·         Mateus 5.3: pobre de Espírito reconhece que precisa de Deus, cego, mas não surdo, para perceber a oportunidade e não mudo para reivindicar!
·         Encontrou oposição (Marcos 10.48) muitos o repreendiam para que se calasse! Cala a boca ceguinho!
·         Marcos 10.49: Jesus manda chamar o que clamou! Foi ouvido!

As vezes o milagre vem no silêncio (vento suave), as vezes no choro, mas precisamos tentar diferente!

Clamor nas muralhas de Jericó!
·         V.50 levantou e deu um salto, foi rápido, tomou posição. Só tinha a capa, era seu colchão. Coberta, guarda-chuva....
·         Chamado, largou a capa, tudo que tinha! Larga a capa irmão!
·         Alcançou o milagre porque não perdeu a oportunidade.

Você esta defendendo território? Protegendo a capa, protegendo a bengala, óculos, zona de conforto (chapéu) pessoas precisando de uma esmola! O que esta em Deus anda pelos lugares áridos e as fontes vão brotando!

Abraão para Ló: "não esta toda terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te se mim; se escolheres a esquerda, irei para a direita; e, se a direita escolheres, eu irei para a esquerda".

Bengala te dar condições de andar de pé, mas continua aleijado!
·         Hoje - Deus
·         Amanhã - diabo
·         Ontém - homem

·         Poderia pedir uma grana para comprar pão, mas pediu: quero ver! Tem gente pedindo remédio, no lugar de pedir a cura!
·         Largou tudo. Seu meio de vida, a capa, e foi rápido, porque tinha certeza de que ia ser curado. (Largou ministério, posses....)
·         O cego tateia, mas ele foi de um só salto! Posicionamento.

Jesus só vai voltar quando a igreja estiver gemendo por sua volta. Foi isso que aconteceu no Egito, gemeram e Deus levantou um homem: Moisés

Elias é só o Tesbita e ordena que não chova.

Pastor seis anos buscando a Deus na Àfrica do Sul, no meio dos Zulús!
Um fato levou o pastor a parar tudo foi: uma filha de uma mulher da tribo era muito violenta precisou ser amarrada com arames.
A mãe dessa moça foi ao pastor pediu para libertar a filha, jejuaram um mês e a moça não  foi liberta, ao contrário blasfemava de Deus.
Seis anos depois começou um Avivamento, depois de todos os anos de oração veio um grande Avivamento na igreja e a mãe levou a filha que foi liberta imediatamente.
Vinte cegos foram à igreja, quatro ficaram para trás num atoleiro.
Na oração os vinte firam curados, até aqueles que tinham ficado!

A única maneira de receber de Deus é abrindo mão daquilo que possui e a única maneira de ser cheio é esvaziando-se de si mesmo!
V.51 que queres que te faça? Mestre que eu torne a ver! Então não nasceu cego!
Resposta certa para a pergunta mais importante da sua vida!
Peça certo!

Quem era Bartimeu? O Que tinha Bartimeu? Uma capa surrada e um amigo também cego, colega de profissão. Dois mendigos. Naquele local Bartimeu era muito conhecido. Era o ponto que esmolava. Imagino quão sofrida não deve ser a vida de um cego, de um pedinte. Somos descriminados por nossas deficiências.

Não sabemos o seu nome Bartimeu, como o texto mostra era filho de Timeu, e o nome Bartimeu vem da junção do prefixo BAR que indica filho de . Diz-se que Timeu foi um General que servia a Israel no destacamento de Betel e que ao aposentar-se se tornou um bem sucedido na região. Quando o domínio do Império Romano aconteceu seus bens foram confiscados, o soldo da aposentadoria cortado.

Tornou-se um revoltoso. Liderou várias sedições e que se moviam na direção de desestabilizar o governo romano na região. Identificado pelo império Romano como uma pessoa perigosa aos seus objetivos, Timeu foi perseguido, preso e morto crucificado por causa das suas sedições. Mandaram arrancar os olhos de Bartimeu após a morte de seu pai para evitar que se tornasse um revoltoso ainda mais perigoso do que foi seu pai. .

Naquela época era comum a crucificação de um grande número de pessoas que prejudicassem a ordem e o governo do império opressor. Como também era comum eliminar os filhos homens ou torná-los deficientes para que não seguissem o exemplo de seus pais. Tanto melhor se deixassem vivos com alguma deficiência porque seriam um verdadeiro outdoor ambulante avisando “não sigam o exemplo de Timeu. Vejam o que aconteceu a ele e a seu filho.” Finalmente que agora você conhece um pouco melhor quem era o cego Bartimeu, Vejamos porque ele foi curado.

Ele não se revoltou com a situação Sabemos que os filhos herdam a natureza e toma as dores dos pais. Ele tinha todas as potencialidades possíveis para se tornar um amargo revoltado. Seu pai quisera vencer o império sozinho e fora sacrificado por isto. Bartimeu estava pagando por um erro que não era seu. Como José, que inexperiente estava pagando um preço enorme por ter contado o que Deus deu ao seu coração a seu pai.

Os Golias vem de manha e de tarde e frente a todo o exercito desafiava! 40 dias e o exercito engolindo a subjugação, a reprovação. Duas vezes por dia o exercito de Israel pecava contra Israel. No 40º dia Davi chega.
Esses Golias estão dentro de nós. Mas o Davi também esta!

A conversa chegou aos ouvidos dos irmãos e a saga do seu sofrimento deu início. Bartimeu estava pagando um alto preço pelos erros de seu pai, mais não há indícios de que vivesse choramingando pelos quatro cantos de Jerusalém, não há indícios de que ele tivesse se revoltado contra Deus como muitos fazem quando a vida não lhe parece justa. Bartimeu resolveu ir à luta. Não podia muito, mais o pouco que podia fazia. Para manter sua família o único recurso que lhe sobrara foi mendigar mais isto ele fazia com regularidade e eficiência. Salmo 34.4-6 diz “No dia que comecei a ficar deprimido, busquei ao Senhor, e ele livrou-me de todos os meus temores. O Senhor ouviu este pobre, livrou-me de todas as minhas angustias”.

Gosto da palavra TODAS. Deus não livrou de algumas, de várias ou de uma. Deus livrou de todas. Aleluia! Lá estava Bartimeu bradando e clamando também.

Ele não se isolou Muitos ao enfrentar crises se isola dos amigos, da sociedade, se enclausuram do mosteiro da comiseração e da auto-piedade. Quem tem problemas fica tendencioso ao isolamento.
Quem sofre de alguma deficiência se sente descriminado pela vida e fatalmente cai em depressão. Este homem era diferente, ele chamou outro deficiente e sob a sua influência estavam os dois ali no dia que Jesus passou. Jesus nos ensinou um princípio lindo acerca de unidade no sofrimento: “Onde dois ou três se reunirem em meu nome, lá estarei eu no meio deles” (MT 18.20). Meu irmão a luta é feroz, a batalha é cruel, chame outras pessoas para estar com você. Comecem a clamar juntos, Jesus vai aparecer e o milagre vai acontecer. Isto não é chavão, é padrão Bíblico para o cristão. Daniel se viu em aperto, logo chamou Hananias, Misael e Azarias para orar (Dn 2.16-19). Jesus quando se viu em aperto não se isolou, chamou seus discípulos para orar com ele. Jesus os levou consigo para aumentar o coro do clamor.

Ele não se importou se o seu caso era pior que o do amigo Seu amigo também era cego, mais pelo menos ainda tinha os globos oculares. Sua situação mais difícil poderia afetar sua fé. Mais Bartimeu de alguma forma parecia entender que o problema quanto mais difícil é melhor para Deus.

No capítulo 2 Daniel estava sofrendo, no 4 esta ajudando!
Nabucodonosor em apuros chama Daniel: “Daniel, príncipe de Deus, eu sei que há em ti um espírito excelente, o espírito dos Deuses e que nada para ti é difícil.” Dn4. 4,5,8-9. Paulo nos ensinou: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”. Fp 4.13

Ele vivia informado. Tudo que Bartimeu conhecia agora eram vozes. Vozes de que lhe dava um pão, de que lhe oferecia uma moeda. Vozes de um romano que passando praguejava: “Bem feito filho de Timeu! Quem mandou seu pai provocar o império, quem mandou levantar sedições?” Quando estas coisas acontecem só a palavra nos conforta, sustenta e levanta. Na época de Bartimeu a palavra havia descido a terra e estava habitando entre os homens.

Disseram Jesus de Nazaré vai passando. Era o verbo, a palavra, o filho do próprio Deus. Era cego mais não era surdo. Logo identificou a preciosidade daquela oportunidade e começou a clamar. De alguma forma sentiu que aquela era a chance da sua vida.

AGORA OU NUNCA

O poder da palavra de Jesus é tremendo: Sl 147. 8-9 diz que “Ele sustenta o universo com sua palavra, é ele quem cobre o céu de nuvem, é ele quem dá a chuva que faz produzir as árvores, que dá aos animais o seu sustento”.

Sl 147.18 “É ele quem fortalece o ferrolho da sua porta para que o inimigo não te ataque”. Sl 147.20 diz “Porém não faz assim com nenhuma outra nação, pois suas palavras só funcionam com os seus eleitos”.

O centurião disse a Jesus: “Dizei-me uma palavra e o meu rapaz sarará” (MT. 8.8).

Clamar, Clamar e Clamar O Coração do Senhor se derrete ante ao clamor do seu povo. Ele disse a Moisés, “eu ouvi o clamor do meu povo”. Os filhos de Israel gemiam pela escravidão egípcia, e por causa dela clamaram. O clamor daquele povo subiu ao Senhor Ex 2. 23.

Ex 3.9 “Se alguém te afligir e clamares a mim ouvirei o teu clamor”.
“Na minha angústia clamei ao Senhor e ele do seu templo me ouviu”.

Bartimeu agora não era um cego que esmolava, mais um cego que clamava. Jesus ao curar Bartimeu: Comprou uma briga com o Império Romano Não podemos esquecer que sua cegueira havia sido provocada por juízo e castigo pelos erros de seu pai.

Ouvindo aquele clamor, Jesus chama Bartimeu. Se aproxime filho. Bartimeu deixa a capa, a capa do pecado, a capa da cegueira espiritual, a capa da revolta, a capa da exclusão social, a capa da maldição hereditária (Mc 10.50). Jesus pergunta: “Que queres que eu te faça?” “Mestre que eu veja”. “Vai, tem bom ânimo, levanta!” Mc 10.52 E logo viu e seguia a Jesus pelo caminho”.

Do que você esta desistindo?
Ana podia ter desistido de ter um filho, mas chorava no lugar certo.
A mulher de suném andou com um jegue 50km, de Suném até o Carmelo é só subida, para ter o filho vivo.
"Tudo é possível ao que crê!" Mc 9.23

Não acomodar, não desistir.
"Se mostrares fraco no dia da angústia, tua força será pequena" Pv 24.107

Pr William Rodovalho



sábado, 29 de junho de 2013

O Rugido do Leão

O RUGIDO DO LEÃO
Rugiu o leão, quem não temerá? Falou o Senhor DEUS, quem não profetizará? Amós 3.8
O leão não é o animal mais forte da floresta, nem o mais ágil, grande, esperto, veloz, astuto, nem mais alto. No entanto é conhecido como rei da floresta. Isto por causa do seu rugido e postura. Tem a voz e a postura do rei.
Vamos começar uma fraternidade de homens de verdade, inicialmente quero chamar de Fraternidade Rugido do Leão. Homens com destino profético, visão apostólica, paixão pelas almas (evangelismo), que ensinam a nova geração os princípios eternos (mestres) e pastoreiam sua casa em primeiro lugar.
Homens aventureiros, que rejeitam a passividade, imoralidade e rebeldia. Homens de coragem.
Nosso foco: a identidade, responsabilidade e destino do homem.
Temos uma identidade de filhos fortes e corajosos. Essa identidade forjará a próxima geração, ativando-a no destino profético. Essa será nossa aventura familiar. Nossos filhos, netos e bisnetos terão identidade.
Recebemos do Pai uma responsabilidade “dominai a terra”. Nossa aventura de honra. Sendo líderes fortes e corajosos, sacerdotes fiéis, homens que andam um passo a frente. Juntos com outros aventureiros que pensam como nós, aos quais prestaremos contas. Guerreiros, homens que lutas as batalhas certas com as armas corretas.
Temos um destino. Vamos redescobrir a aventura da vida, entendendo o projeto divino e desenvolver uma vida que satisfaz. Nossa aventura espiritual.
O menino em você tem que morrer, o homem em você tem que dar um passo a frente. O aventureiro se levanta. Chegou o Rugido do Leão.
Gênesis 1.26-31
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.
E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.
A Grande Aventura
Aventura familiar: A primeira palavra de Deus ao homem e mulher foi “Frutificai e multiplicai-vos”. Reproduzir a vida nos filhos. É mais do que apenas gerar, conceber, é participar de forma corajosa na formação de uma nova geração.
Compreender nossa família, se envolver com filhos e principalmente com nossa esposa em intimidade e diálogo fortalecerá nosso legado e felicidade do lar.
Não tenho maior gozo do que este, o de ouvir que os meus filhos andam na verdade.
III João 1.4
Salmo 127 e Provérbios 10.1
Aventura de Honra: Lutar para uma vida melhor e para fazer deste mundo um mundo melhor para os outros. Tenho que entender meu chamado em Deus. Foi criado com um propósito e tenho que gerar filhos com destino. Serão necessários ajustes na minha vida para esta aventura, pois se eu quero contribuir para um mundo melhor, preciso começar em mim mesmo.
Explorar e encarar os desafios com entusiasmo, sabendo que Deus me abençoou para essa aventura. Não será um fardo, será uma diversão com ótimas lembranças.
Já tenho entendido que não há coisa melhor para eles do que alegrar-se e fazer bem na sua vida; Eclesiastes 3.12
Aventura Espiritual: Para experimentar o sobrenatural de Deus e ter mais do que esta vida oferece. É a vida em abundância. A paz reinará em nossa casa e nos protegerá. O maior legado que podemos deixar é o caminho aberto e visível da vida eterna. Filipenses 4.7 e 1 João 5.12
Uma caminhada rumo ao impossível, pela , fazendo da adoração nosso estilo de vida, mantendo a comunhão para encorajar e, como não poderia deixar de ser: amar, perdoar e abençoar.
O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. João 10:10
·         Pessoas envolvidas na Grande Aventura:
Esposas, filhos, homens que pensam como você, amigos leais e Deus.
·         Palavras chaves na Grande Aventura:
Compreensão, envolvimento, intimidade, diálogo.
Chamado, ajuste, contribuir, explorar, desafio e entusiasmo.
Fé, adoração, comunhão, amar, perdoar e abençoar.
·         Resultados da Grande Aventura:
Felicidade, legado, satisfação, diversão, lembranças, paz e vida eterna.

Venha fazer parte desta fraternidade de homens de verdade.

Fraternidade Rugido do Leão

domingo, 2 de junho de 2013

Melhore sua capacidade de OUVIR

Lembrem disto, meus queridos irmãos: cada um esteja pronto para ouvir, mas demore para falar e ficar com raiva.
Tiago 1.19

·        Quem ouve com interesse sempre é um bom construtor de pontes.
·        Dificilmente se pode fazer um elogio maior a outra pessoa do que ouvi-la atentamente.
Provérbios 20.12
“O ouvido que ouve e o olho que vê, o Senhor os fez a ambos”.
·        A qualidade de sua amizade, a coesão de sua família, seu grau de influência no local de trabalho – todos os relacionamentos – são influenciados em grande medida por você ser ou não ser uma pessoa que sabe ouvir atentamente ou não.
·        Podemos ter dois ouvidos perfeitos e, sermos interiormente surdos.
·        Conversação não é comunicação, e ouvir não é o mesmo que prestar atenção.
·        Ouvir constitui um processo sensorial – Prestar atenção – é um processo psicológico complexo.
·        É exatamente esse o problema em tantos matrimônios: ouve-se, mas não se presta atenção. Quando se presta atenção, a informação não é apenas registrada, mas trabalhada e interpretada.

OUVIR SIGNIFICA AMAR
·        Sejamos honestos: a maioria de nós prefere muito mais falar do que prestar atenção.
·        Ouvir genuíno é uma expressão de: Educação – reconhecimento – empatia – respeito.
·        “Quem ouve ama, e quem ama ouve”

O QUE DIFICULTA NOSSA CAPACIDADE DE OUVIR
·        Você quer brigar menos em seu casamento? Fazer mais amigos? Crescer em sabedoria? Viver de forma mais saudável?
·        Precisa vencer as barreiras de audição:

PREGUIÇA: Prestar atenção é cansativo e requer concentração. Exige que superemos nossa própria lerdeza.
Provérbios 19.15 - A preguiça faz cair em profundo sono, o ocioso vem a padecer fome.

PRECONCEITO: Quantas vezes entramos em conflito por causa de mal-entendidos e suposições erradas.
Provérbios 18.13 - Quem responde antes de ouvir mostra que é tolo e passa vergonha.

IMPACIÊNCIA: A impaciência dificulta o processo de ouvir. Pensamos mais rápido do que falamos: FALAR - 150 palavras por minuto; OUVIR – 650 palavras por minuto.
Provérbios 29.20 - Há mais esperança para um tolo do que para uma pessoa que fala sem pensar.

Por pensarmos cinco vezes mais rápido do que ouvimos – mudamos rapidamente de canal.

ORGULHO: O orgulho nos torna defensivo e incorrigível.
Provérbios 12.15 - O tolo pensa que sempre está certo, mas os sábios aceitam conselhos.

MEDO: Prestar atenção pode parecer uma ameaça – a saber, quando somos confrontados com críticas.
Há pelo menos quatro espécies de críticos:
O advogado – tem uma lei para cada situação. (transforma qualquer minúcia num caso para os tribunais)
O teólogo – tem um capítulo para cada conflito (para cada fracasso um repertório de versículos)
O historiador – tem uma data para cada fraqueza (Não esquece nenhum dos tropeços que você cometeu)
O psicólogo – tem uma explicação para cada comportamento (antes de você reagir ele descobre o que você pensa)
A crítica pode ser incomoda. No entanto, não é sábio ter medo da crítica.

Provérbios 23.12 - Preste atenção no que lhe ensinam e aprenda o mais que puder.
AJUDA PARA OUVIR
·        Ouça com seus olhos – Prestar atenção não apenas com os ouvidos, mas com os olhos!
Quem ama as pessoas, olha para elas. Fitar alguém nos olhos significa devotar-lhe atenção irrestrita.
·        Ouça com a mente – Qual é a mensagem por trás da comunicação? Fazer perguntas certas.
Tenho que aprender e não apenas prestar atenção.

·        Ouça com o coração – Ouvir com o coração significa: “Entender o que você diz e como você se senti”

Para refletir:
COM QUANTA ATENÇÃO VOCÊ OUVE A DEUS?
Mateus 17.5 – Este é o meu filho ... a ele ouvi



domingo, 26 de maio de 2013

Tornando-se Homens de Verdade

Tornando-se Homens de Verdade:

Tornar-se um homem não começa com o que fazemos, começa com quem somos.
Tornar-se um homem não começa com nossa altura ou o tamanho de nossa conta no banco, começa com o fato de sermos criaturas feitas à imagem de Deus.
NEGAR EMOÇÕES OU SUPRIMIR
NEGAR QUE PRECISA DE AJUDA

Quase todos os homens se concentram no seu desempenho em vez de na sua pessoa.

<  Feito a imagem e semelhança de Deus
O que significa ser feito a imagem e semelhança de Deus?
Como seres pecadores refletem a imagem de Deus?

A)  Significado e Segurança

Embora a QUEDA tenha danificado e distorcido a imagem de Deus no homem, ela não o destruiu.
A história não termina na QUEDA. Depois dela vem a CRUZ e o TÚMULO VAZIO.
Quando não entendemos a base de nossa importância e segurança, a natureza humana nos inclina a inventar meios próprios para que nos sintamos importantes e seguros:
procuramos todo tipo de maneira para nos firmar;
para apoiar nosso sentido vacilante de valor;
para demonstrar e validar nossa masculinidade.
A identidade baseada no desempenho é uma armadilha.
A Escritura nos mostra O QUE DEVEMOS SER – e não o que devemos fazer – enquanto imitamos a vida de Cristo – O Homem Ideal.

Romanos 8.29

B)   Mente – Emoções e Vontade – 1 Ts 5.23

Uma parte do que significa ser feito à imagem de Deus é que temos uma alma ou PERSONALIDADE.
Nossa personalidade é composta de nossa mente, emoções e vontade. As três coisas são importantes:
MENTE – Raciocinar e processar informações;
VONTADE – Fazer escolhas;
EMOÇÕES – Sentir
As emoções são dadas por Deus – elas são uma expressão natural e saudável de nosso ser feito à Sua Imagem.
Banquinho de três pernas – se uma se quebra...
Se qualquer aspecto de nossa PERSONALIDADE não funcionar como Deus determinou, ele irá impedir-nos de ser tudo o que Deus quer que sejamos.
A QUEDA e os efeitos do pecado em nossas vidas prejudicaram e corromperam nossa mente, vontade e emoções.
A mente e as emoções não se entendem.

MENTE SOBRE EMOÇÕES – Erro nº. 1

As emoções são pouco confiáveis e sem valor.

EMOÇÕES ACIMA DA MENTE – Erro nº. 2

Fazer dos sentimentos o padrão ou a medida da vida. Faça o que seu coração pede.

O EQUILÍBRIO SAUDÁVEL

Avaliar nossas emoções da perspectiva de Deus e fazer com que estas se harmonizem com a nossa mente.
A Verdadeira Maturidade envolve a pessoa inteira.
Está na hora de nos tornarmos PRÓ-ATIVOS, de sermos definidos por quem somos e por quem Deus nos criou para virmos a ser. Devemos ser definidos pela nossa pessoa e não pelo nosso desempenho ou por nossa produtividade.
A essência da verdadeira virilidade não é encontrada no que o homem faz. É encontrada nas características pessoais como coragem, firmeza, responsabilidade, dever, força, generosidade e no fruto do Espírito.
A masculinidade bíblica não se trata de domínio, de ser o chefe, ter todo o poder e privilégio. Ela trata de demonstração – de ser o exemplo, de praticar o que pregamos, de andar de acordo com aquilo que falamos. As vidas dos homens de verdade são caracterizadas por abertura, sinceridade, autopercepção acurada e vulnerabilidade. Os homens de verdade, os que conhecem a Deus, mostram consistência, integridade e fé duradoura.